22 setembro, 2021

A consciência com o futurista Gerd Leonhard

Está entusiasmado com o futuro ou preocupado? Eis a indagação do futurista Gerd Leonhard. Hoje em dia, parece que à nossa volta está a ficar cada vez mais sombrio. Netflix e Hollywood estão a falar-nos sobre cenários distópicos, bem como as notícias estão a mostrar mais desastres com as alterações climáticas.

E claro, no final, os robôs vão tirar-nos os nossos empregos, e depois vão colher os nossos corpos para obter energia. No entanto, apesar de todo esse barulho, o futurista Gerd Leonhard nesta série intitulada de "The Good Future" (O bom futuro), ele oferece um caminho de esperança, pois o futuro não é algo que simplesmente acontece conosco, ele é algo que criamos todos os dias, por ação ou inação. Se o futuro é bom ou ruim, depende inteiramente de nós.

O futurista diz que nos últimos anos, observou o aumento da adoção de uma visão bastante negativa do futuro, e não apenas por causa da recente pandemia. Isso porque as pessoas costumam citar as questões urgentes de mudança climática, aumento do populismo, notícias falsas, ameaças de automação e medo do desemprego tecnológico, inteligência artificial fora de controle e tendências de desigualdade incômodas como prova de que o futuro será ruim, e que temos razão em temê-lo.

Ele diz que acredita também que a bondade humana e a capacidade de colaboração prevalecerão, porque teremos toda tecnologia, mas será que teremos a vontade? Além disso, no bom futuro do trabalho, ele fala que o trabalho principal é ser humano, isso porque ele tentou durante muito tempo usar a tecnologia para trabalhar menos e não funcionou. Ao final, o autor mostra para nós aquilo que chama de "a mentalidade pronta para o futuro" quando você faz as suas escolhas, isto é, não fornecendo os seus dados as empresas que irão abusão deles, o que na prática é quase inevitável porque não sabemos como os dados são usados.


Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato