24 outubro, 2020

Os animais hackeáveis por Yuval Noah Harari

Este é o discurso de formatura de Yuval Noah Harari para a turma de 2020. Nele, o autor ao invés de dar conselhos aos graduados, pede sua ajuda para lidar com um desafio sem precedentes à humanidade. A coisa mais importante em saber sobre o século XXI é que humanos estão se tornando animais hackeáveis.


Você provavelmente já ouviu muitas vezes que o seu smartphone, computador, ou até mesmo sua conta bancária pode ser invadida. Porém, o fator de mudança é que em breve pelo menos algumas empresas e governos podem invadir seu corpo e cérebro, também. Ao longo da história, as almas humanas foram uma caixa negra insondável. 

A biologia se funde com a ciência da computação, quando epidemiologia se familiariza com o smartphone e o Coronavírus encontra o aplicativo do Zoom. Para entender o que está acontecendo dentro de você, um sistema externo precisa conhecer muita biologia para acumular muitos dados sobre você para ter o poder de computação suficiente para sistematicamente hackear todos.

Nos últimos anos, empresas e governos desenvolveram tecnologias de vigilância que permitem que eles saibam que você está ouvindo e também o que você sente ao ouvir através de suas emoções. Agora, eles podem aprender alguma coisa com isso a respeito das suas visões políticas, seus gostos e até mesmo sua personalidade. Uma vez que um sistema externo pode invadir e vigiar 24 horas por dia os seres humanos e aprender seus medos e desejos, ele pode convencer eleitores e clientes a comprar qualquer coisa.

Você segue o seu coração? Cuidado, seu coração pode ser um agente duplo. Neste sentido, surgem algumas questões: Como viver em um mundo onde os humanos podem ser hackeados? Como proteger a democracia, a liberdade e o próprio sentido da vida, quando um algoritmo de computador poderia nos conhecer melhor do que nossa mãe ou nosso amante? Precisamos refazer a internet que conhecemos.


Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato