14 julho, 2022

Mito da reciclagem e os contornos do sucesso

O documentário "Why Plastic" (Por que Plástico) da BBC aborda diversos problemas causados pelo excesso de plástico que usamos atualmente no dia a dia, além de revelar o surpreendente tamanho da poluição ambiental causada pelo plástico e também dos possíveis problemas de saúde trazidos pelo uso intenso.

O episódio revela artifícios usados por empresas produtoras e consumidoras de plástico, onde elas burlam as leis de reciclagem ao mesmo tempo em que mantêm uma imagem de consciência ambiental. O lixo plástico que deveria ser reutilizado acaba sendo incinerado clandestinamente, produzindo gases tóxicos extremamente nocivos à saúde. 

Através de câmeras ocultas, o documentário mostra que se você quer trabalhar nesse negócio, você tem que subornar alguém, seja para esconder o material ilegal no fundo do contêiner, por exemplo, ou pagar ao Ministério do Meio Ambiente para te deixar em paz. Além disso, ainda te avisam quando será a próxima vez que terá fiscalização. E se você conhece as pessoas certas, eles aceleram o processo.

Um dado curioso é que quase nenhuma embalagem encontrada no supermercado é na verdade fabricada de material reciclado, pois na prática, o símbolo de reciclagem acaba sendo apenas uma farsa só para que consumamos mais plástico. E o que chamamos de reciclagem é uma espécie de reciclagem secundária, isto é, a conversão de produtos de pior qualidade como bancos de jardim e vasos de plantas.

Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato