01 setembro, 2022

O ócio como forma de estímulo na criatividade

O ócio é muitas vezes visto como algo prejudicial na sociedade moderna atual, pois como você não está no momento de trabalho, logo, você é improdutivo. Isso porque durante a Revolução Industrial, o relógio foi imposto com o intuito de fragmentar e medir o nosso tempo de vida, de trabalho e também do lazer.

O documentário chamado "Ócio, Lazer e Tempo Livre" realizado pela Sesc TV traz ideias e reflexões sobre a importância do lazer na atual sociedade que vive uma forma enclausurada de atividades de lazer, tanto é que a expressão "lazer total" geralmente está associada à promoção de novos apartamentos, pois desta forma é possível implementar a ideia de você evitar de sair do seu próprio condomínio para exercer alguma atividade de lazer, até porque lá você irá encontrar tudo o que precisa, seja uma academia de ginástica, área "gourmet" (algo mais elaborado), espaço para as crianças brincarem, entre outras atividades.

Essa forma de lazer enclausurado apesar de trazer uma falsa sensação de segurança, também estimula a desconexão da realidade e o senso de empatia. De acordo com o artigo 24° da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) diz que "toda pessoa tem direito ao repouso e aos lazeres, especialmente a uma limitação razoável da duração do trabalho e a férias periódicas pagas". Esta é mais uma premissa para garantir os direitos da pessoa humana.

Certa vez, o sociólogo italiano Domenico de Masi criou a expressão "ócio criativo" para explicar como um tempo livre ou o justo equilíbrio entre trabalho, estudo e descanso favorece a criatividade. Segundo ele, a alegria e a satisfação aumentam a capacidade e acarretam um melhor desempenho no trabalho. 

Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato