segunda-feira, 4 de abril de 2022

Futuro da humanidade por Yuval Noah Harari

Este é um trecho da palestra anual do professor israelense de história Yuval Noah Harari feita no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. No discurso, ele fala sobre o futuro de nossa espécie e também da vida, pois somos provavelmente uma das últimas gerações de homo sapiens, dentro de um século ou dois.

A Terra será dominada por entidades que são mais diferentes de nós do que nós somos dos neandertais (espécie prima humana extinta com o qual o homem moderno conviveu) ou dos chimpanzés, porque nas futuras gerações aprenderemos como fabricar corpos, cérebros e mentes, acrescenta Harari. Além disso, o professor questiona: Como exatamente se parecerão os futuros mestres do planeta?

Isso porque os dados atualmente são as posses mais valiosas no mundo moderno. E por que os dados são importantes? Porque chegamos ao ponto onde podemos hackear não apenas os computadores, mas seres humanos e também outros organismos para vigiar, analisar e armazenar tudo o que você faz diariamente para entender como você se sente ou pensa. E através da coleta dos dados, será possível prever desejos, manipular emoções e tomar decisões pela pessoa. Diante disso, Harari diz que devemos ser cuidadosos, pois o resultado disso pode ser o surgimento de ditaduras digitais, até porque já no presente, estamos vendo a formação de regimes de vigilância mais sofisticados pelo mundo todo.

Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Buscar

 

Facebook

Publicações recentes


Parceiros

CupomVálido