20 julho, 2024

O declínio dos direitos do próprio consumidor

Você já percebeu que os dispositivos e softwares que compramos não são mais nossos? Desde atualizações de software hostis até obstruir propositalmente a nossa capacidade de reparar os nossos dispositivos, os direitos do consumidor estão a sofrer um grande impacto nesse quesito que aumenta gradativamente.

Isso porque as empresas não estão apenas dificultando os reparos através de softwares, como também estão projetando softwares que praticamente colocam os nossos dispositivos bloqueados. Antigamente os produtos eram feitos para durar, porém, ao longo dos anos, os produtos simplesmente não duram tanto quanto costumavam e os consumidores como um todo acabaram se acostumando com a ideia de jogar as coisas fora, ao invés de consertá-las. 

E pensando nisso, as fabricantes constroem os seus sistemas através do emparelhamento de peças com barreiras de software para que você seja forçado a usar apenas ferramentas e serviços das peças deles. Em um modelo de smartphone específico, se você precisar trocar a câmera ou quem sabe até mesmo a tela do mesmo modelo, os recursos são desativados para que a peça simplesmente não possa funcionar.

E para consertar, a empresa só permite que você faça isso através de uma empresa especializada ou em oficinas terceirizadas autorizadas, isso porque esses lugares são georeferenciados e as peças de reparo são rastreadas por endereços de IP. Isso ocorre para que os reparos só possam acontecer dentro de uma zona aprovada. E a tendência do mercado vai além da eletrônica, pois como você não possuirá nada, as coisas serão alugadas. E então, surge a questão: Quem será o dono de tudo de quem vou alugar?

Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Afiliado

Publicações recentes

Afiliado

Parceiros

CupomVálido

Contato