06 setembro, 2013

Provocação: Porta dos Fundos x Peixe Urbano

Até pouco tempo, fazer algum tipo de piada com marca ou produto, era uma pedida certa de receber um processo. Com o passar do tempo, alguns empresários perceberam que essa não seria uma boa estratégia e que ali havia uma oportunidade bastante interessante para se comunicar com seus fiéis consumidores.



Além disso, com a velocidade que as informações correm pela internet, os consumidores conquistaram a possibilidade de terem a sua própria voz. Um exemplo disso é a esquete mais recente do canal Porta dos Fundos que faz uma provocação ao site brasileiro de compras coletivas Peixe Urbano destinado para serviços locais.

Ora, tudo indica ser aquela tática já conhecida no meio publicitário: A gente levanta e você corta, ou seja, tudo possivelmente planejado por ambos, o que não tira o seu mérito oportuno de viralização do conteúdo. E se não bastasse, até a cerveja Devassa entrou na dança para pegar carona.

Mas deixando esse fato de lado, o ponto que queremos chegar é o seguinte: É possível observar que a maioria dos veículos de comunicação tendem a seguir pelo mesmo fluxo sem mostrar o que de fato realmente aconteceu sem nenhuma sensatez e clareza, até porque qual marca teria coragem de ser autêntica e ainda mostrar os valores e/ou princípios reais que tanto gostam de frisar em eventos de marketing digital que isto está em seu DNA?

Diante disso, podemos citar novamente o experimento de psicologia Ascensor para notar através de uma visão mais ampla, o poder que a influência social exerce não somente com pessoas, mas também entre as marcas, onde as reações dos consumidores funcionam como verdadeiros espelhos para que os veículos de comunicação possam fazer algum embasamento, sem haver qualquer tipo de contestação, ou seja, se o público falou, tá falado.



Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato