15 janeiro, 2014

As barreiras invisíveis entre as classes sociais

Em agosto de 2000 um grupo de manifestantes organizou uma ocupação em um grande shopping da zona sul carioca. O episódio acabou tendo uma grande repercussão na imprensa nacional e até hoje é discutido por alguns teóricos. Com a força das redes sociais, o tema ganhou um enorme destaque nos dias atuais.



Conhecido como "rolezinhos", os encontros de adolescentes dentro de shoppings fizeram com que os lojistas encerrassem o expediente algumas horas mais cedo, pois o que seria para ser apenas um simples passeio, transformou-se em uma manifestação, ou seja, uma espécie de luta pelos direitos humanos. A polêmica toda está sendo causada devido à restrição de acesso ao estigmatizar grupos sociais.

Diante deste cenário com ascensão da nova classe média, o documentário chamado "Hiato" produzido pela Gume Filmes ajuda a embasar o momento econômico do país, mostrando essa imagem de desigualdade, além de criar também um verdadeiro dilema em escolher entre liberdade e segurança, pois com base no psicanalista Sigmund Freud: a civilização é sempre uma troca, ao escolher a liberdade, é preciso abrir mão de certa segurança, ao escolher a segurança, é preciso abrir mão de certa liberdade.

No documentário a professora de comunicação social, Ivana Bentes, em entrevista faz uma reflexão: "Por que eu tenho que me vestir de certa maneira para ir ao shopping? Onde estaria escrito essas regras invisíveis?". E então, se pergunta: Onde ficam os direitos humanos básicos de todos os seres humanos?



Nota: O que você achou do vídeo?

5 comentários:

  1. + 1 Besteirou PCzista...

    ResponderExcluir
  2. Vamos fazer outra experiencia. Coloque 300 pessoas bem vestidas invadindo um shopping e ver o que acontece.

    ResponderExcluir
  3. Professora Ivana Bentes: bote eles com roupas maltrapilhas e leve para a sua casa (ou condomínio) e veja a reação das pessoas (inclusive a de seus parentes). Chega de hipocrisia!

    ResponderExcluir
  4. http://lucianoayan.com/2013/08/09/jogo-esquerdista-simulacao-de-guerra-de-classes/

    ResponderExcluir
  5. NÃO TEM VEZ PRA FUNKEIROS E ROLEZINHOS DE SHOPPING .
    OS ENDINHEIRADOS $$$$$$$$ POEM PRA FORA MESMO.

    ResponderExcluir

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato