23 dezembro, 2014

Catadores que distribuem felicidade em trenós

É nesta época do ano quando o consumismo e a generosidade ganham mais força. No dia a dia das cidades, os catadores de lixo são figuras invisíveis. Partindo deste princípio, a Coca-Cola resolveu transformar a indiferença em felicidade, transformando os trabalhadores em ajudantes de Papai Noel em trenós de rua.



A mecânica é simples: A companhia investe milhões em projetos sociais de sustentabilidade para exaltar aos catadores que eles têm importância no papel da cadeia de reciclagem de materiais. Neste Natal, a agência David criou a campanha intitulada "Trenó de rua" e transformou carroças em trenós recheadas de presentes. De acordo com a marca, os catadores de rua puderam ficar mais felizes e também distribuíram felicidade pela cidade.

Diante disso, surgem algumas curiosidades: O que será que os catadores de lixo ganharam para fazer essa campanha publicitária? Uma lata de refrigerante para cada um? Aliás, você já viu alguém tirando foto junto com o catador de lixo a não serem os políticos em época de eleição? Por que tapar o sol com a peneira e não mostrar para eles quais seriam as consequências e os efeitos do consumo que a bebida pode causar no organismo a longo prazo, já que a empresa é parcialmente responsável pelo problema da obesidade mundial? A publicidade deve espelhar a hipocrisia e o preconceito existente na nossa sociedade ou deve combatê-la?

Penso que uma companhia deste porte deveria ter um compromisso com a verdade, além de ter mais transparência, até porque se o comercial da Coca-Cola fosse honesto seria muito mais positivo. Em tempos modernos de hiperconectividade e imagens reais que ninguém vê, onde os jovens que fizeram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) este ano mal sabiam até mesmo o que era publicidade infantil, fica bem complicado pensar que possamos progredir neste sentido. Acredito que a publicidade deveria usar o seu poder para agir de modo transformador e ajudar a mudar o rumo do desenvolvimento da sociedade.

A intervenção que foi gravada durante a noite de sexta-feira (12), fez com que muitas pedestres parassem o que estavam fazendo naquele exato momento para acompanharem a boa ação dos catadores de lixo. O objetivo da campanha é incentivar a realização destas pequenas ações, além de mostrar que eles podem realmente fazer a diferença na vida de alguém. Ao final, a marca faz questão de salientar que apoia mais de 400 cooperativas de reciclagem em todo o Brasil. Confira a intervenção que tomou conta das ruas de São Paulo e não se esqueça, neste Natal se preocupe mais com estar presente do que dar presente.


Nota: O que você achou da ação?

Um comentário:

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato