14 setembro, 2015

A incrível evolução no tamanho das porções

Desde sua inauguração da rede de fast-food em abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos, o McDonald's tinha somente nove opções em seu cardápio. Atualmente já são cerca de 170 opções no menu ao redor do mundo. O canal do BuzzFeed preparou um vídeo que mostra como as proporções das porções aumentaram.


Antigamente, havia somente um único tamanho na maioria dos itens no cardápio, enquanto nos dias atuais a variedade de tamanho dos hambúrgueres, batatas fritas e os próprios refrigerantes se encontram em ao menos três tipos. O objetivo é enfatizar justamente essa mudança que está ocorrendo no comportamento do consumo nos restaurantes do McDonald’s que mudaram durante os 60 anos, além de mostrar que as doses servidas aumentaram não apenas no seu tamanho, mas também na quantidade.

Ora, talvez isso seja um indício dos principais motivos de crescimento do número de casos de obesidade e câncer ao redor do mundo, causadas pelas quantidades exageradas de comida processada. No documentário "Super Size Me. A Dieta do Palhaço" realizado em 2004 foi constatado que o consumo elevado pode até mesmo ocasionar mudanças de humor, disfunção sexual e dano ao fígado, o que acaba retratando essa realidade por trás desta indústria de alimentos aos consumidores.

Por outro lado, com o possível risco de perder clientes, a rede de fast-food tem se esforçado em buscar alimentos com menos calorias (o que na prática, mesmo assim, acaba sendo uma medida pouco relevante, pois, na contramão dos outros países, esse modelo de negócio ainda funciona), sódio, açúcar e mais vitaminas e minerais em seus lanches. Neste sentido, surge a questão: Será que não estaria na hora de tentar ajudar as pessoas a redescobrirem o prazer de consumir e compreender a importância de entender de quem faz e como é feito os alimentos? Que tal investir em capital humano? Enfim, bom apetite!



Nota: O que você achou da ação?

Um comentário:

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato