09 outubro, 2018

A essência do ser humano: O poder de escutar

Há um enigma filosófico antigo e famoso, cuja pergunta é: "Se uma árvore cai na floresta e ninguém está por perto para ouvir, ainda assim ela produz um som?". Partindo deste experimento mental, William Ury explica como escutar é fundamental, e geralmente negligenciado, como metade de sua comunicação.


Vivemos em uma era chamada de a Idade da Comunicação, onde pessoas estão conectadas e boa parte tem acesso a diversos tipos de dispositivos móveis para enviar mensagens de texto, áudio e vídeo e, no entanto, parece que há uma desconexão da era conectada. Neste sentido, se pergunta: Quanto realmente está se escutando com essa quantidade de interrupção e distração? Na palestra do William Ury no TEDxSanDiego, ele nos mostra sua paixão em ajudar as pessoas a atingir o "sim" em negociações ou conflitos.

Além disso, o palestrante fala que pelo simples fato de escutar, o humor pode mudar completamente. E isso ajuda-nos a construir um relacionamento, a confiança, conectar com outro ser humano, além de ficar mais aberto ao outro, pois isso mostra que nos importamos, até porque todos querem ser ouvidos. Através da escuta é que podemos nos colocar no lugar dela para sintonizarmos na frequência do outro. Com isso, podemos observar os seus sentimentos e as suas necessidades subjacentes.


Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato