quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Robô descobre futuro cada vez mais humano

Notoriamente focado no futuro da humanidade através da tecnologia em sua mais recente campanha de final de ano intitulada "Por um futuro cada vez mais humano", o banco do Itaú está propondo uma reflexão sobre o que estamos nos tornando, em um contexto cada vez mais tecnológico que irá moldar o futuro.


Criado pela agência África e com narração do ator Matheus Nachtergaele, o comercial mostra o discurso de um robô questionado por uma menina sobre o que é o futuro, onde a máquina se vê cada vez mais surpreso com a capacidade dos seres humanos de desafiarem a lógica, relembrando os fatos marcantes que aconteceram durante este ano e as previsões feitas por seus algoritmos e dados.

Curiosamente, a empresa mostra que o futuro será feito das pessoas, e não das máquinas, o que não condiz com o cenário atual da própria companhia, uma vez que, o seu atendimento atual já é realizado através de robôs, isso sem mencionar que a própria campanha também diz ser distribuída através do WhatsApp por meio de um robô. A possível explicação para isso seria porque talvez as pessoas esperassem mais da tecnologia e menos um do outro, até porque robôs sociais (no caso, a atendente digitando em um suposto teclado de computador) dariam a nós a ilusão do companheirismo.

O que chama atenção foi o robô mostrar para uma menina que é impossível dela se curar, uma vez que, como a máquina trabalha com probabilidades, seria mais preciso fornecer uma porcentagem de chances para essa menina ao invés de dar essa informação em uma possível tentativa aproximada de mostrar que também possui a complexidade das emoções mesmo que artificiais e da beleza da imperfeição.


Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Buscar

 

Facebook

Publicações recentes


Parceiros

CupomVálido