30 dezembro, 2019

Distopia para pessoas clicarem nos anúncios

Estamos construindo uma distopia movida a inteligência artificial, diz a sociologista Zeynep Tufekci. Na palestra no TED, ela detalha como os mesmos algoritmos de empresas de tecnologia que são usados para induzir cliques em anúncios também são utilizados para organizar informações políticas e sociais.


Ela diz que as máquinas nem são a verdadeira ameaça. O que precisamos entender é como os poderosos podem usar a inteligência artificial para nos controlar, manipular de formas novas, às vezes ocultas, sutis e inesperadas. E complementa dizendo que muita desta tecnologia que ameaça nossa liberdade e dignidade num futuro a curto prazo está sendo desenvolvida por empresas que estão no negócio de captura e venda de nossos dados e atenção para anunciantes e grandes companhias.

Além disso, ela mostra alguns exemplos de como algoritmos podem inferir facilmente ao entender nossas fraquezas, identificar sua etnia, posição religiosa e também política, traços de personalidade, inteligência, felicidade, uso de substâncias viciantes, separação dos pais, idade e gênero somente a partir das curtidas no Facebook ou também combinar você com seus dados fora da rede, podendo ser qualquer coisa, desde seus registros financeiros ou talvez através do seu histórico de navegação. Neste sentido, a palestrante questiona se estamos construindo uma infraestrutura de vigilância autoritária só para que as pessoas cliquem em anúncios. Confira a palestra completa no vídeo abaixo.



Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato