07 maio, 2024

O lado negro da competição IA por Liv Boeree

A competição é uma parte essencial da natureza humana e pode levar-nos a feitos extraordinários. Porém, quando dá errado, os resultados podem ser devastadores. A campeã de pôquer e comunicadora científica Liv Boeree nos apresenta a "armadilha de Moloch", a força obscura da teoria dos jogos. Esta é a mesma forma que impulsiona muitos dos maiores problemas sociais da humanidade.


Em seu discurso, ela faz referência ao filme "The Good, the Bad and the Ugly" (O bom, o mau e o feio), no qual três homens são obrigados a forjar uma difícil aliança visto que cada um conhece apenas uma parte da localização da fortuna. O problema é que nenhum deles tem a intenção de dividir a riqueza. A ideia é mostrar que quando as coisas são bem-feitas podem levar-nos a feitos incríveis, agora se a competição não é tão boa, ela pode criar resultados de perda em que todos ficam pior do que antes.

Um tipo de armadilha semelhante está a acontecer hoje nos nossos meios de comunicação. Pensávamos que com a concorrência iria criar uma espécie de espiral positiva, como uma corrida para o jornalismo imparcial e preciso. No entanto, o que estamos a assistir é a uma corrida até ao máximo do "clickbait" (isca de clique) acompanhado geralmente por um título sensacionalista, fotos apelativas e da polarização da mídia tradicional nos mais variados sites de notícias.

Isso porque as emoções como o medo ou a raiva são mais propensos a tornarem-se virais do que os neutros ou positivos. E quanto mais os seus concorrentes utilizam destas táticas, mais eles são obrigados a utilizá-las. Caso contrário, as suas notícias perdem a confiança do público no meio do ruído e também torna cada vez mais difícil separar o fato da ficção, o que é um problema para a democracia.

Tal como a divindade malévola Moloch sacrificava os filhos pelo poder, os influenciadores sacrificam a sua feliciadade por "likes" (curtidas), assim como os editores de notícias a sua integridade por cliques. É uma espiral no qual todos perdem no final e o mesmo está a acontecer na indústria da inteligência artificial, pois à medida que entram nesta corrida, maior é a pressão para todos avançarem o mais depressa possível e sacrificarem a própria liberdade neste novo modelo de sociedade que nos é recomendado.

E consequentemente disso, empresas de tecnologia são obrigadas a satisfazer os seus investidores, como um incentivo a curto prazo que, com o tempo, entrará inevitavelmente em conflito com qualquer missão maior em benefício de outros, pois à medida que as suas capacidades tecnológicas atingem o poder dos deuses, também precisam da sabedoria de deuses para manejar com responsabilidade. Confira o discurso e aproveite para ativar as legendas em português no vídeo abaixo.


Nota: O que você achou do vídeo?

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