27 janeiro, 2020

Que tipo de pessoa roubaria um smartphone?

Este é um documentário chamado "Find my Phone" (Encontre meu celular) criado pelo estudante de cinema Anthony van der Meer. Após ter o seu iPhone roubado na Holanda, ele percebeu rapidamente quantas das suas informações e dados pessoais o ladrão havia obtido de forma instantânea e sem grandes esforços.


Na Holanda, 300 boletins de ocorrências por semana são arquivados por roubo de smartphone. Além de perder o seu dispositivo caro, um estranho conseguiu acesso a todas as suas fotografias, vídeos, e-mails, mensagens e contatos. A partir disso, Anthony pensou: Que tipo de pessoa rouba um smartphone? E onde os smartphones roubados acabam? Para descobrir essa questão, ele então decidiu fazer uma investigação. 

Com isso em mente, Anthony comprou um celular Android e entrou em contato com o desenvolvedor de um aplicativo anti-roubo para que ele mudasse o nome do aplicativo para evitar que o ladrão pudesse de alguma forma reconhecê-lo. Instalando este aplicativo no sistema, as atualizações e restaurações tornaram impossíveis de serem realizadas, ou seja, o aplicativo ficou impossibilitado de ser deletado.

Após isso, Anthony foi até um local de grande circulação de pessoas para que o celular pudesse ser roubado de propósito. Através do aplicativo, ele conseguia rastrear a sua localização, ver suas mensagens, gravar as chamadas telefônicas, vídeos e tirar fotos. Ao final, apesar do dono ter conseguido encontrar a pessoa por trás do roubo de perto e pessoalmente, a pergunta permanece: Quão bem você pode realmente conhecer alguém quando se baseia nas informações recuperadas do telefone?


Nota: O que você achou do vídeo?

0  comentários:

Postar um comentário

Apoie

Publicações recentes

Apoie

Parceiros

CupomVálido

Contato